Agência Panafricana de Notícias

Mali apela para segurança na faixa sahelo-sariana

Bamako- Mali (PANA) -- O chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré, instou quarta-feira os seus homólogos da região sahelo-sariana a "assumir as suas responsabilidades" para pôr termo à insegurança transfronteiriça e às ameaças terroristas nesta zona.
"A faixa sahelo-sariana não é o unico assunto do Mali mas de todos os países interessados.
As ameaças nesta zona são transfronteiriças", declarou o chefe de Estado maliana em Kati (15 quilómetros de Bamako) quando presidia a um grande desfile militar por ocasião do 49º aniversário do Exército maliano.
O Presidente maliano comprometeu-se inicialmente a dotar o Exército de todos os meios para conter actos de banditismo e de terrorismo na faixa saheliana, instando outros Estados a fazerem o mesmo.
"Vamos varrer diante da nossa casa aqui no Mali; é preciso que os outros façam o mesmo", disse o chefe de Estado maliano.
Touré agradeceu, por outro lado, a vários países de que ele não citou os nomes, que ajudaram a equipar as forças armadas e de segurança malianas", exortando outros a fazerem a mesma coisa.
A faixa sahelo-sariana é palco nestes últimos dias de vários actos de banditismo e de terrorismo, muitas vezes reivindicados pela ala local da Al Qaeda no Magrebe Islâmico.