Agência Panafricana de Notícias

Mali acolhe sessão anual de revisão das reformas da UEMOA

Bamako, Mali (PANA) - Os trabalhos da quinta edição da Revisão Anual das Reformas, Políticas, Programas e Projectos da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) encerraram sábado, em Bamako,  apurou a PANA junto do Ministério maliano da Economia e Finanças.

A sessão visou avaliar o desempenho alcançado em 2019 pelo Mali, bem como os progressos na execução das reformas, programas, políticas e projetos da União.

Os vários intervenientes passaram em revista o nível de execução dos compromissos assumidos pelo Mali, em 2018, o desempenho alcançado em 2019 e os progressos realizados na execução das reformas, programas, políticas e projetos comunitários.

A UEMOA adota, anualmente textos comunitários em todos os setores, e os Estados-membros são responsáveis pela sua aplicação.

O representante residente da União, Mamadou Moustapha Barro, recordou que os trabalhos permitiram avaliar os resultados alcançados e recolher as dificuldades enfrentadas pelos Estados-membros, "a fim de encontrar soluções adequadas susceptíveis de melhorar a competitividade das nossas economias e o seu potencial de crescimento".

O conselheiro técnico e representante do ministro maliano das Finanças, Joel Togo, afirmou que a revisão servirá de trampolim para identificar, em conjunto, a natureza das dificuldades que afetam a transposição e implementação das reformas, políticas, programas e projetos comunitários.

Lembraou que as reformas e projetos submetidos a este exercício de avaliação foram acompanhados durante o ano pelos membros do Comité Técnico de Acompanhamento das Reformas Comunitárias e pelos pontos focais dos serviços técnicos.

Saudou o engajamento e os esforços técnicos que permitiram ao Mali ocupar o terceiro lugar, em 2018, com uma taxa de execução das reformas estimada em 77 por cento contra 62 por centpo, em 2017, um aumento de 15 pontos percentuais, ultrapassando assim a taxa média observada à escala União que é de 69 por cento, em 2018, contra 62 por cento em 2017, um aumento de sete pontos de percentuais.

-0- PANA GT/BEH/DIM/IZ 20out2018