Agência Panafricana de Notícias

Mali acolhe reunião do Fundo Mundial de Solidariedade Digital

Bamako- Mali (PANA) -- Uma reunião extraordinária do Conselho de Fundação do Fundo Mundial de Solidariedade Digital (FSN) iniciar-se-á terça-feira em Bamako, soube a PANA junto do ministério maliano da Comunicação e Novas Tecnologias.
A reunião a ser co-presidida pelo Presidente maliano, Amadou Toumani Touré, e pelo seu homólogo senegalês, Abdoulaye Wade, debruçar-se-á essencialmente sobre a eleição de um novo secretário executivo da organização, em substituição do Suiço Alain Clerc, que anunciou a sua intenção de se demitir a 31 de Março próximo, bem como sobre a tranferência da sede do FSN de Genebra (Suíça) para a terra africana.
Entre outras actividades, estão igualmente previstos o anuncio de uma parceria entre o FSN e a União Internacional das Telecomunicações (UIT), a proclamação da data de 17 de Maio como Dia Mundial da Solidariedade Digital, a apresentação do programa "Educação Digital para Todos" para o continente africano, de acordo com a fonte.
Segundo os organizadores, a Fundação pretende definir novas vias e novos meios que permitam fazer de 2010 um ano da educação em África, em prelúdio ao Objectivo de Desenvolvimento do Milénio(ODM) da Educação Primária Universal até 2015.
À margem do encontro, vai decorrer uma exposição de produtos das TIC animada por empresas do sector, como a SOTELMA/MALITEL, a empresa Orange, a General Computech, Cyber Monde, CFAC-Technologies, a USAID (Agência Internacional Americana para o Desenvolvimento) e o ConsorsioMmaliano das Bibliotecas (COMBI).
Iniciativa africana desenvolvida no âmbito da União Africana, mais particularmente durante a conferência regional africana de Bamako, o FSN foi apresentado pelo Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, responsável pelas TIC no seio da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) durante a Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação (SMSI) em Dezembro de 2003 em Genebra (Suíça).
Além do Presidente Wade, são esperados em Bamako o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Ruandês Donald Kaberuka, e o secretário-geral da UIT (União Internacional das Telecomunicações), o Maliano Hamadoun Touré.