Agência Panafricana de Notícias

Mali acolhe exposição de desenhos e fotos do explorador francês Binger

Bamako- Mali (PANA) -- Uma exposição de desenhos e fotografias da autoria do explorador francês Louis Gustave Binger no Sudão francês, actual Mali, e na Côte d'Ivoire em 1887 ocorre desde sexta-feira no museu de Bamako, a capital maliana.
Organizada pela Associação francesa Imagens e Memórias e pelo museu de Bamako, esta exposição, que vai durar dois meses, monstra a acção e a obra do explorador humanista Louis Gustave Binger, bem como a arte e o dia-a-dia dos povos que ele encontrou durante as suas expedições do Níger ao golfo de Guiné, de 1887 e 1889, bem como na Côte d'Ivoire em 1892.
Denominada "África preto e branco", do rio Níger ao golfo de Guiné, a ocorrência apresenta numerosos clichês inéditos feitos em 1892 pelo repórter Marcel Monnier (1853-1918) no leste da Côte d'Ivoire, durante a missão Binger- Branlot de delimitação da fronteira com Gold Coast, actual Gana.
O museu de Bamako desenvolveu desde 2007 uma parceria frutuosa com a associação Imagens e Memórias que apoia às exposições iconográficas relativas aos antigos países ultramarinos.