Agência Panafricana de Notícias

Malala oferece $ 50 mil para reconstrução de escolas na Faixa de Gaza

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A jovem paquistanesa vencedora do Prémio Nobel da Paz e militante da educação universal, Malala Yousafzai, ofereceu 50 mil dólares americanos para contribuir para a reconstrução das escolas das Nações Unidas fortemente danificadas pelos recentes combates na Faixa de Gaza, na Palestina, segundo um comunicado publicado em Nova Iorque.

O comunicado da ONU publicado quarta-feira indica que a adolescente ofereceu o prémio que ela recebeu da World Children’s Prize pelo qual ela foi recentemente premiada em Estocolmo, na Suécia.

Malala declarou que ela oferece esta soma de dinheiro à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) para ajudar os alunos cujas necessidades são, segundo ela, « enormes”.

A vencedora do Prémio Novel da Paz, citada pelo comunicado, afirma que esta soma vai ajudar na reconstrução das escolas após os danos provocados pelo recente conflito na Faixa de Gaza.

"Devemos trabalhar para assegurar uma educação de qualidade num clima seguro para as crianças palestinas e todos os petizes do mundo, pois sem educação, nunca haverá paz", disse Malala.

O comissário-geral da UNRWA, Pierre Krahenbuhl, sublinhou que a agência está profundamente comovida pela decisão de Malala e partilha a ideia de que a eduação é um meio para livrar as crianças da opressão.

-0- PANA AA/MA/ASA/BEH/SOC/FK/TON 30out 2014