Agência Panafricana de Notícias

Mais de três milhões de mosquiteiros distribuídos no espaço da OMVS

Bamako- Mali (PANA) -- O chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré, anunciou sexta-feira a distribuição de mais de três milhões de mosquiteiros impregnados a cerca de nove milhões de pessoas nos países membros da Organização para a Valorização do Rio Senegal (OMVS), designadamente Guiné-Conakry, Mali, Mauritânia e Senegal.
O Presidente maliano falava durante o lançamento das obras de construção duma barragem hidroeléctrica em Félou (oeste do Mali), na presença dos seus homólogos Abdoulaye Wade do Senegal, Mohamed Ould Abdel Aziz da Mauritânia e do primeiro-ministro conakry-guineense, Kabiné Comara.
A barragem, situada na localidade de Félou, a 20 quilómetros de Kayes, tem como vocação essencial a produção e a regulação dos afluentes do Rio Senegal, e é uma das numerosas obras realizadas pela OMVS.
A vertente navegação, que prevê o tráfego sobre o Rio Senegal de Saint-Louis (Senegal) a Ambidédi (Mali) considerará a vertente energética com uma produção de 60 megawatts.
Uma central hidroeléctrica será construída nesta zona ao custo de cerca de 120 biliões de francos CFA (cerca de 240 milhões de dólares americanos) garantidos conjuntamente pelo Banco Mundial (BM) e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Organização de integração sub-regional, a OMVS já realizou várias obras das quais as barragens anti-sal de Diama, no Senegal, e a hidroeléctrica de Manantali, no Mali, com uma capacidade de 200 megawatts.