Agência Panafricana de Notícias

Mais de sete milhões de eleitores no novo ficheiro eleitoral no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Sete milhões 663 mil 464 eleitores, repartidos entre 12 mil 469 centros e 22 mil 147 assembleias de voto, constam do novo ficheiro eleitoral maliano, segundo uma auditoria a este documento a que a PANA teve acesso em Bamako.

O novo ficheiro foi apresentado terça-feira última em Bamako, ao primeiro-ministro, Boubou Cissé, por membros do Comité de Auditoria da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

A auditoria ao ficheiro eleitoral foi pedida por vários partidos políticos, durante o Diálogo Nacional Inclusivo realizado em dezembro último, com vista a uma boa organização das eleições legislativas cuja primeira volta está marcada para 29 de março próximo.

Este comité de auditoria integra três peritos da CENI, dois representantes da maioria presidencial, dois da oposição, um dos partidos não alinhados, um da sociedade civl e três peritos internacionais.

Ao receber este ficheiro, Boubou cissé disse que “o ficheiro eleitoral permitirá aos Malianos  organizarem eleições credíveis, transparentes e apaziguadas”.

A 29 de março próximo, mais de sete milhões 600 mil cidadãos Malianos irão às urnas em diferentes localidades do país para elegerem  147 deputados da Assembleia Nacional.

O mandato dos deputados do atual Parlamento expirou desde dezembro de 2018, tendo sido  prorrogado por duas vezes devido, explica-se, à crise multiforme prevalecente no Mali.

O renovamento do mandato dos deputados foi exigido pelos participantes no Diálogo Nacional Inclusivo realizado de 14 a 22 de dezembro último com vista a encontrar soluções para as múltiplas preocupações das populações e restaurar a autoridade do Estado em todo território do país.

-0- PANA GT/BEH/FK/DD 26fev2020