Agência Panafricana de Notícias

Mais de dois biliões de euros de ajuda humanitária da UE no mundo em 2016

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) consagrou dois biliões e 100 milhões de euros em 2016 para assistir 120 milhões de pessoas em mais de 80 países, indica um comunicado da organização comunitária.

A nota é assinada pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Fédérica Mogherini, e pelo comissário europeu para a Gestão das Crises, Christos Stylianides, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Ajuda Humanitária , previsto para sábado.

Os responsáveis europeus sublinham que este volume de ajuda humanitária é o mais elevado que a UE já concedeu para apoiar as populações necessitadas no mundo.

Eles citam nomeadamente os casos do Sudão do Sul e dos países da região do Lago Tchad, que beneficiaram dos volumes de ajuda mais elevados, bem como dos países da África Oriental que foram afetados pelo fenómeno climático El Nino.

Os dois responsáveis europeus lembram igualmente que mais de quatro mil trabalhadores humanitários foram vítimas de ataques nas últimas duas décadas, nomeadamente, na semana passada na República Centroafricana.

Lembre-se que o Dia Mundial da Ajuda Humanitária comemora o aniversário do ataque à bomba contra a sede das Nações Unidas em Bagdade, no Iraque, em 2003, que causou a morte de 22 trabalhadores humanitários.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 18ago2017