Agência Panafricana de Notícias

Mais de $ 90 milhões no Fundo Nacional de Hidrocarbonetos na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O saldo do Fundo Nacional de Receitas dos Hidrocarbonetos (FNRH) da Mauritânia a 30 de novembro de 2013 ultrapassava 90 milhões de dólares americanos, segundo um documento do Tesouro Público a que a
PANA teve acesso segunda-feira.

As receitas arrecadadas pelo Estado mauritano a partir da produção de petróleo durante o período de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2013 elevam-se a 2,5 milhões de dólares americanos.

A produção total do campo offshore "Chinguiti", a 70 quilómetros a sul de Nouakchott, durante o mesmo período eleva-se a 192 mil 261 barris, ou seja uma produção diária constante de 6 mil 409 barris, em ligeira baixa em relação ao mês anterior.

Os intervenientes no campo Chinguiti, o único atualmente explorado na Mauritânia, estão agrupados num único pólo desde julho de 2007.

A produção é partilhada entre o Estado e cerca de dez sociedades petrolíferas estrangeiras.

As receitas do FNRH constituem-se golbalmente de rendimentos do Estado provenientes direta ou indiretamente das atividades no setor a montante dos hidrocarbonetos, nomeadamente nas áreas da exploração, do desenvolvimento e da comercialização.

Trata-se de uma conta aberta em nome do Estado num estabelecimento bancário estrangeiro.

-0- PANA SAS/CJB/TON 20janv2014