Agência Panafricana de Notícias

Mais de 640 crianças sob ameaças de cólera em Darfur-Norte, avisa UNICEF

Cartum, Sudão (PANA) - Mais de 640 mil crianças, já vulneráveis à fome e deslocações, vivem sob ameaças de cólera no norte de Darfur, no oeste do Sudão, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Mais de 1.180 casos de cólera, dos quais cerca de 300 crianças, e menos de 20 mortes foram assinalados em Tawila, cidade que acolhe mais de 500 mil pessoas que fogem da onda de violência desde abril último, informou domingo último o representante do UNICEF no Sudão, Sheldon Yett.

Em toda extensão da região de Darfur, o balanço está ainda alarmante, ou seja, 140 casos e menos de 80 mortes registados até 30 de julho último.

“Embora seja evitável e fácil de tratar, a cólera propaga-se em Tawila e fora de Darfur, ameaçando a vida de crianças, em particular as mais novas e as mais vulneráveis”, deu a conhecer o responsável.

Com hospitais bombardeados e numerosos estabelecimentos de saúde fechados, Tawila, situada a apenas 70 quilométros da cidade capital cercada de El Fasher, tornou-se num ponto nevrálgico, onde se sucedem várias crises.

O acesso limitado à água potável, a falta de instalações sanitárias e o sobrepovoamento dos campos de acolhimento favorecem a propagação da doença.

“Crianças cujo corpo já está enfraquecido pela forme são muito mais suscetíveis de contrair a cólera e morrer”, advertiu o UNICEF, frisando que elas já não podem esperar mais um dia.

O organismo onusino apelou, com toda urgência, a todas as partes para garantirem um acesso humanitário duradouro, seguro e sem entraves.

A burocracia, a pilhagem das caravanas de ajuda e combates em curso entravaram o fornecimento de víveres, nomeadamente alimentos, terapêuticos e kits médicos.

O organismo intensificou a sua intervenção de emergência em Tawila e em todo Darfur, distribuindo sal de reidratação oral (SRO), água clorada  e kits de higiene.

Porém, prosseguiu, cerca de 30 mil pessoas em Tawila têm doravante acesso diariamente à água potável, ao passo que equipas de sensibilização levam a cabo ações de informação sobre a prevenção e tratamento precoce.

A fim de apoiar a luta a longo prazo contra a epidemia, o UNICEF prevê fornecer mais de 1,4 milhão de doses de vacina orgal contra a cólera e reforçar os centros de tratamento.

Fornecimentos adicionais de produtos, como sabão, lajes de latrinas e lonas de plástico, estão em curso de preparação, mas o acesso aos beneficiários continua a ser o principal obstáculo, lamentou a fonte.

Desde que a epidemia de cólera foi oficialmente declarada em agosto de 2024, mais de 94 mil casos e mais de     2. 370 mortes foram assinalados em 17 dos 18 Estados do Sudão, deu a conhecer o UNICEF, afirmando precisar de 30,6 milhões de dólares americanos para financiar a sua intervenção com emergência contra a cólera.

-0- PANA RA/BA/IS/SOC/DD 04agosto2025