Agência Panafricana de Notícias

Mais de 5000 repatriados do Sudão do Sul vivem na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Cerca de cinco mil repatriados espontâneos do Sudão do Sul vivem na província Oriental no nordeste da RD Congo, indicou quarta-feira em Kinshasa, o responsável de Comunicação do Gabinete de Coordenação das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA), Sylvestre Ntumba Mudingayi.

Segundo uma missão interagência efetuada de 7 a 12 de março de 2014 em Aba, no distrito do Alto-Uélé, declarou Ntumba Mudingayi, dois mil e 241 repatriados espontâneos e dois mil e 101 pessoas regressadas vivem na cidade de Aba.

Em Ango, no distrido do Bas-Uélé estão cerca de dois mil refugiados espontâneos, enquanto outros repatriados espontâneos estão instalados em Aru, Doruma e Faradje, disse.

"Estes repatriados espontâneos, vindos do campo de refugiados de Nyori (Sudão do Sul) necessita de assistência em alimentos, artigos familiares essenciais e abrigos", sublinhou, acrescentando que, em Aru, estão igualmente presentes cerca de 800 refugiados sudaneses.

A missão interagência integrou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Comissão Nacional para os Refugiados (CNR), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) bem como as Organizações não Governamentais INTERSOS e ADSSSE.

-0- PANA MMK/IS/SOC/MAR/IZ 20março2014