Agência Panafricana de Notícias

Mais de 5 mil emigrantes clandestinos fogem da Tunísia para Itália

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Mais de cinco mil emigrantes clandestinos provenientes da Tunísia chegaram em alguns dias à ilha italiana de Lampedusa, anunciou em Bruxelas um porta-voz europeu.

O Governo tunisino rejeitou a oferta da Itália de enviar tropas à Tunísia para ajudar o país a conter a fuga dos seus cidadãos que deixam em massa o seu país devido à instabilidade sociopolítica e económica.

A Itália pediu a ajuda da União Europeia (UE) para acolher os emigrantes clandestinos que poderão ser enviados para outros países europeus para reduzir a pressão na pequena ilha de Lampedusa, situada a cerca de 140 quilómetros das costas tunisinas.

Segundo o porta-voz europeu, a UE poderá reforçar os meios da Agência Europeia de Controlo nas Fronteiras Externas (FRONTEX), que vai aumentar as patrulhas no Mediterrâneo para intercetar os barcos que transportam emigrantes clandestinos provenientes da Tunísia.

O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini, e a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Catherine Ashton, deslocaram-se esta segunda-feira a Túnis onde abordaram a situação com o primeiro-ministro tunisino, Mohammed Ghannouchi.

Eles vão igualmente reunir-se com os líderes dos partidos políticos, com os representantes da sociedade civil e com as associações de defesa dos direitos humanos.

-0- PANA AK/AAS/IBA/MAR/TON 15fev2011