Agência Panafricana de Notícias

Mais de 32 mil refugiados da RDCongo regressam ao seu país, segundo ACNUR

Brazzaville, Congo (PAN) – Cerca de 32 mil 566 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), refugiados desde 2009 no departamento de Likouala, no norte do Congo Brazzaville,, para fugir das violências nas províncias do Equador (norte), regressaram ao seu país, soube a PANA, esta quarta-feira em Brazzaville, junto do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Segundo o ACNUR, «tendo em conta as condições sociais e de segurança favoráveis nas zonas de regresso, várias famílias exprimiram a sua intenção de voltar à província do Equador na RDC ».

Assim, 32 mil 566 pessoas repartidas em oito mil 25 famílias foram repatriados, indica o ACNUR.

Segundo as estatísticas da Representação do ACNUR em Likouala , a operação concerne a cerca de 60 mil pessoas, ou seja 16 mil 772 famílias previamente registadas nas zonas situadas ao longo do rio Oubangui.

Este repatriamento realizou-se nas condições humanas e respeita os acordos tripartidos concluídos entre o Congo, a República Democrática do Congo e o ACNUR.

Assim, equipamentos de proteção médica e um subsídio financeiro que cobre as despesas de transporte para os destinos foram oferecidos às famílias que confirmaram a sua intenção de regresso.

Em dezembro de 2012 e janeiro de 2013, 10 comboios de repatriamento voluntário, dos quais seis individuais assistidos e quatro grupos, foram organizados.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 3abril2013