Agência Panafricana de Notícias

Mais de 300 mil pessoas deslocadas no Níger

Niamey, Níger (PANA) – A instabilidade no norte do Mali e na província do Lago Tchad provocou, desde 2012, grandes movimentos de pessoas no Níger, fazendo mais de 300 mil deslocados, indica o boletim de informação do Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) para o Níger.

Segundo o OCHA, os atos de violência perpetrados pelos grupos armados que operam nessas zonas provocaram deslocamentos de pessoas do Mali e da Nigéria para o Níger, mas igualmente deslocamentos internos de populações na província de Diffa, fronteiriça com a Nigéria.

Assim, o Níger acolhe mais de 60 mil refugiados nos campos de Mangaizé, Tabarey-Barey e Abala, na província de Tillabéry, e nas zonas de acolhimento dos refugiados de Intikane e de Tazalite, na localidade de Tahoua.

Segundo as cifras parciais publicadas a 9 de maio último pela Direção Provincial do Registo dos Refugiados, dependente do Ministério nigerino do Interior, mais de 240 mil pessoas afetadas pela crise em torno da Bacia do Lago Tchad encontraram refúgio na localidade de Diffa.

Entre estas pessoas, figuram 80 mil refugiados, 31 mil regressados e 127 mil deslocados internos.

Este ano, os atores humanitários, procuram através do plano de resposta estratégica, 316 milhões de dólares americanos.

Até 19 de maio último, foram mobilizados 79 milhões de dólares americanos, ou seja, uma taxa de financiamento de 25 porcento.

Os setores da segurança alimentar e da saúde são financiados com menos de 10 porcento com taxas de financiamento de cinco e seis porcento, respetivamente.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 03junho2016