Agência Panafricana de Notícias

Mais de 200 migrantes socorridos ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Mais de 200 emigrantes foram socorridos este fim de semana ao largo das costas da Líbia por uma agência espanhola de socorros, uma ação ilustrativa do recrudescimento do fenómeno da emigração clandestina neste país abalado pela insegurança.

Nas primeiras horas de sábado, a tripulação de um navio de salvamento da agência "Brooketefa Open Arms" intercetou dois navios carregados de migrantes no mar, a 22 milhas nautícas ao largo da costa de Sabratha, no oeste da Líbia, noticiou domingo a imprensa líbia.

A maioria dos emigrantes são cidadãos do Gana, da Nigéria, do Bangladesh e do Sri Lanka, incluindo 20 mulheres e um bebé de quatro dias da Nigéria, indicou a mesma fonte que precisa que os emigantes serão transferidos para o porto da ilha da Sicília, em Itália.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) declarou, por seu turno, que cerca de 650 migrantes morreram desde o início do ano, na tentativa de chegar a Itália a partir da África do Norte, enquanto cerca de quatro mil e 700 outros morreram em circunstâncias similares no ano passado.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 02abril2017