Agência Panafricana de Notícias

Mais de 16 milhões eleitores ganenses inscritos em cadernos eleitorais

Accra, Gana (PANA)  - Mais de 16 milhões de cidadãos Ganenses inscreveram-se nos cadernos eleitorais, com vista às eleições gerais de 07 de dezembro próximo, anunciou este fim de semana um alto responsável da Comissão Eleitoral (CE), Bossam Asare.

« Até 06 de agosto de 2020, a Comissão registou um total de 16 milhões 663 mil 669 eleitores em todo o território nacional. Desde o último comunicado de imprensa, as quatro primeiras províncias mantiveram as suas posições”, indicou Asare.

« A Província do Grande Accra perdeu terreno em termo de percentagem, passando de 21,34 porcento para 20,8 porcento no total dos eleitores registados. A província de Ashanti diminuiu ligeiramente de 0,1 porcento para 17, 9 porcento (confuso)”, disse.

As outras províncias com os dados biométricos mais elevados após as localidades de Grande Accra e Ashanti, são as zonas Oriental e Central.

A compilação do novo registo eleitoral pela CE iniciou-se, a 30 de junho de 2020 , e terminou a 06 de agosto de 2020, em todas as províncias e distritos no país.

Apesar de a CE ter projetado 15 milhões de  eleitores elegíveis, os últimos números provisórios mostram que o corpo eleitoral ultrapassou as suas projeções.

De acordo com o responsável da CE, « pela primeira vez durante o exercício, a província de Ashanti registou ligeiramente mais eleitores durante esta fase do que a líder natural, a província do Grande Accra”.

Por outro lado, a CE dá uma outra oportunidade  àqueles  que não  conseguiram inscrever-se durante esta operação nacional para o fazer este fim de semana, no quadro duma operação de recuperação entre sábado 08 de agosto e domingo 09 do mesmo mês nas suas instalações de distrito no país.

A Comissão também instalou um comité de controlo das inscrições nas listas eleitorais para a ajudar a suprimir as inscrições múltiplas nas listas eleitorais.

O comité mulilateral de 16 membros foi instalado, na quarta-feira, 5 de agosto de 2020 em Accra,  pela presidente da CE, Jean Mensah.

-0- PANA RA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ  9agosto2020