Agência Panafricana de Notícias

Mais de 1.000.000 deslocados voltam às suas zonas de origem no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de 1.060.000 pessoas regressaram às suas zonas de origem no Burkina Faso, até 30 de junho último, após terem fugido de atos terroristas, soube a PANA de fonte oficial.

Fazendo terça-feira última um balanço do seu pelouro, a ministra burkinabe da Ação Humanitário e Solidariedade Nacional, Pélagie Kabré/Kaboré, realçou o trabalho feito pelos seus funcionários no terreno.

Sublinhou que estes esforços dão resultados concretos no terreno, com mais de 1.060.000 pessoas regressadas, contra  1.010.000 em finais de 2024.

Mencionou também mais de 26.000 famílias deslocadas ou regressadas receberam eletrodomésticos como primeiro socorro.

Mais de 7.000 crianças vulneráveis, entre as quais órfãos ou as em situação de  orphelins ou portadoras de deficiências, foram escolarizadas ou receberam uma formação profissional, segundo a governante.

Disse igualmente que mais de 260.000 pessoas indigentes beneficiaram de um apoio psicossocial.

Do balanço constam ainda 2.000 mulheres e raparigas formadas em gestão de microprojetos e 4.000 pessoas maioritariamente deslocadas internas assistidas para criarem atividades geradoras de receitas.

Além disso, continuou a governante, cerca de 200 hectares de terra foram disponibilizados nas regiões do centro, de Planalto Central e do centro-oeste, para permitir às pessoas deslocadas internas produzirem para em as suas necessidades alimentares e participarem na campanha agropastoril e haliêutica.

Na sua ótica, está dinâmica visa favorecer o desenvolvimento das populações deslocadas a fim de que elas se tornem autónomas, deixando assim de depender de ajudas.

Pélagie Kabré/Labore sublinhou no entanto que a implementação de sua estratégia encontrou várias dificuldades, nomeadamente o acesso restrito a algumas localidades recursos financeiros e meios rolantes insuficientes.

‎Na mesma senda, o ministro burkinabe da Defesa, Célestin Simporé, anunciou segunda-feira última que, no quadro da luta o terrorismo, a taxa de reconquista territorial do Burkina Faso passou de 70 e 89 por cento em decembro de 2024 para  72,70 por cento em 2025.

-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 06agosto2025