Agência Panafricana de Notícias

Maioria de senegaleses adultos têm problemas bucodentais, diz Governo

Dakar, Senegal (PANA) - Mais de 76 por cento dos senegaleses adultos têm infeções  bucodentais no Senegal, com repercussões negativas sobre o seu bem-estar, informou a Agência de Notícias Senegalesa (APS, sigla em francês).

Segundo a APS, que cita a Divisão de Saúde da Direção da Luta contra Doenças, esta constação foi feita por ocasião do Dia Mundial da Saúde Bucodental celebrado quarta-feira última sob o lema "Uma boca feliz…Um corpo feliz.’

A Divisão da Saúde sublinhou que esta efeméride é uma ocasião ideal para  sensibilizar e encorajar compromissos e ações a favor de uma boa saúde bucodental.

Insistiu na "necessidade de reforçarmos a nossa política de promoção da saúde bucodental com estratégias de prevenção no seio da comunidade mas também com uma melhoria da acessibilidade a cuidados de qualidade."

Na sua ótica, o Estado do Senegal já envidou, há anos, esforços consideráveis para melhorar a acessibilidade e qualidade dos cuidados dentários.

Estes esforços consistiram "no recrutamento regular de cirurgiões-dentistas", no reforços dos equipamentos dentários (assentos, aparelhoes de radiografia e unidades móveis), na abertura de serviços dentários em estabelecimentos públicos de saúde e em centros de saúde.

A este leque se junta o programa de reforço de capacidades dos enfermeiros chefes de posto e parteiras, a fim de lidar com urgência com infeções bucodentais, implementado desde 2013 até hoje.

A divisão de saúde mencionou ainda a elaboração e validação do Plano Estratégico Nacional da Saúde Bucodental, alinhada à estratégia regional e ao Plano Ação Mundial da Saúde Bucodental, recentemente adotado pela Organização Mundial da Saúde.

A despeito de todas estas ações, numerosos desafios continuam por ultrapassar, nomeadamente o défice de sensibilização da população aos métodos de prevenção e financiamento das atividades da saúde bucodental.

Também preconizou o combate ao "exercício ilegal da medicina dentária e a práticas perigosas ligadas a falsas  publicidades.

-0- PANA-APS JSG/SOC/DD 22março2024