Agência Panafricana de Notícias

Maior Igreja Católica de Túnis homenageia Mandela

Túnis, Tunísia (PANA) - Uma cerimónia religiosa em homenagem ao combatente africano falecido, Nelson Mandela, ex-Presidente da África do Sul, realizou-se quarta-feira em Túnis, sob a égide da maior igreja católica de Túnis, constatou a PANA no local.

Pronunciando-se nesta ocasião, o presidente do Conselho Nacional Constituinte tunisino, Mustapha Ben Jaafar, evocou as qualidades de Mandela e as suas posições de princípio corajosas e a sua resistência notável ao regime do apartheid.

Afirmou que Mandela é "um dirigente excecional, um combatente de liberdade e um símbolo para a tolerância que sempre rejeitou o ódio e a violência".

"Madiba (nome da tribo de Mandela) foi um guia sincero que fez face a todas as dificuldades do período de transição do seu país e conseguiu fazer da África do Sul um exemplo a seguir no domínio da reconciliação, rejeitando o ódio e a vingança", disse Jaafar.

Na sua ótica, o percurso do "campeão histórico" constitui uma fonte de inspiração permanente para os combatentes de liberdade, justiça e verdade no mundo.

Esta cerimónia coincide com a organização de numerosos colóquios sobre a herança de combatente deixado pelo finado dirigente sul-africano.

-0- PANA AD/IN/AAS/SOC/MAR/DD 12dez2013