Agência Panafricana de Notícias

Maior diamante do mundo descoberto no Botswana

Gaborone, Botsuana (PANA) - Um maior diamante do mundo acaba de ser descoberto no Botswana, anunciou a firma Lucara Diamond Corporation, da Suécia.

O diamante pesa mil 758 quilates e foi descoberto na mina de diamantes Karowe, no Botswana, detida a 100 por cento pela Lucara Diamond Corporation.

Segundo a empresa, esta pedra preciosa é uma das maiores já encontradas no Botswana, graças a uma nova tecnologia de mineração chamada XRT, explorada desde abril de 2015.

A análise desta maravilha ainda está em curso, segundo a Lucara, um grande produtor independente de diamantes de tipo IIa, graças à  sua mina Karowe.

De acordo com o seu presidente do Conselho de Administração, Eira Thomas, desde a inauguração da tecnologia XRT, 12 diamantes de mais de 300 quilates foram descobertos em Karowe. 

A venda de 11 dentre elas deram cerca de 160 milhões de dólares americanos, acrescentou.

"A tecnologia avançada XRT da Lucara de última geração, mais uma vez, produziu resultados históricos. Karowe, hoje, produziu dois diamantes de mais de mil quilates em apenas quatro anos, confirmando a importância das reservas e a perspetiva da descoberta de diamantes ainda maiores, de melhor ualidade no futuro, enquanto exploramos mais profundamente o jazigo", regozijou-se Thomas.

-0- PANA MS/AR/NFB/JSG/DIM/DD 26abril2019