Agência Panafricana de Notícias

Magistrados burkinabes entram em greve

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os sindicatos de magistrados, escrivões e da guardas de segurança penitenciária do Burkina Faso observam, a partir desta segunda-feira, uma greve de 72 horas para protestar contra os atos violência praticados no Palácio de Justiça da Manga (leste do país), quinta-feira.

A 08 de junho de 2017, o Palácio da Justiça de Manga, cidade situada no leste do Burkina Faso, foi invadido por uma multidão numerosa que reclamava pela libertação imediata e incondicional dum recluso, mandado capturar a 05 de junho de 2017 após uma queixa contra ele apresentada por um particular devido a uma altercação entre eles.

O balanço desta invasão inclui um portão de entrada do palácio arrombado, uma janela arrancada, um portão removido, todos os vidros da fachada do edifício quebrados e placas publicitárias luminosas dãnificadas.

Por isso, os sindicatos decretaram a paralização de 72 horas a prtir de segunda-feira, 12, em todos os palácios de justiça e estabelecimentos penitenciários do Burkina Faso, em sinal de solidariedade com os operadores judiciais do palácio de justiça de Manga.

Eles exigem a organização imediata dum encontro com o ministro da Justiça, Direitos Humanos e Promoção Cívica e os da Segurança e Administração Territorial e Descentralização, para analisar seriamente a situação de Manga e, de maneira geral, a segurança de todos os recintos dos palácios de justiça e estabeleciemtnos penitenciários.

-0-PANA NDT/BEH/MAR/IZ 11junho2017