Agência Panafricana de Notícias

Madagáscar retoma assento na União Africana após suspensão

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Madagáscar retomou a sua participação nas atividades da União Africana após o levantamento pelo Conselho de Paz e Segurança (CPS) das sanções impostas ao país por mudança inconstitucional de governo, soube a PANA de fonte diplomática em Addis Abeba.

A decisão do CPS de levantar segunda-feira as sanções decretadas desde 2010 contra Madagáscar segue-se à "conclusão exitosa do processo de transição política" marcada pelo anúncio, a 17 de janeiro corrente, dos resultados finais das eleições presidenciais.

Pouco antes do levantamento das sanções, a UA manifestara a sua apreciação ao povo malgaxe, aos seus atores políticos e instituições pelo seu espírito de compromisso que permitiu conduzir o processo de transição no país a um desfecho exitoso.

O Tribunal Especial Eleitoral da Mauritânia proclamou os resultados finais da segunda volta das eleisções presidenciais de 20 de dezembro passado, declarando que Hery M. Rajaonarimampianina Rakotoarimanana foi eleito novo Presidente da República de Madagáscar.

Numa declaração, a UA exortou o povo daquela nação insular do Oceano Índico a "continuar a demonstrar o mesmo compromisso e o mesmo sentido de responsabilidade para consolidar os progressos notáveis já alcançados e facilitar uma saída sustentável da crise".

Também apelou à comunidade internacional como um todo para apoiar Madagáscar nos seus esforços para a recuperação económica e reconciliação nacional.

-0- PANA IZ 27jan2014