Agência Panafricana de Notícias

MONUSCO pronta para ajudar RD Congo a proteger seus cidadãos de grupos armados

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) declarou-se pronta para apoiar os esforços do Governo visando proteger os seus cidadãos de grupos armados.

Este anúncio consta de um comunicado transmitido esta quarta-feira à PANA em resposta às interrogações da imprensa sobre a retomada cooperação militar no leste da RD Congo entre a MONUSCO e as Forças Armadas Congolesas (FARC).

A MONUSCO congratulou-se com a aceitação pelo Governo congolês das propostas « de retomar operações ofensivas coordenadas », que culminou num acordo de cooperação militar a 28 de janeiro de 2016.

No que diz respeito à cooperação com as FARC, a Monusco disse estar satisfeita que as medidas tomadas com o Governo para limitar os riscos e garantir um controlo apropriado, se necessário, nas operações apoiadas pela MONUSCO contra grupos rebeldes, como ADF (rebeldes ugandeses) e FDLR (rebeldes rwandeses), tenham sido executadas em conformidade com a política de diligência desejada pelas Nações Unidas, em matéria de direitos humanos.

« A MONUSCO saúda a oportunidade duma parceria reforçada com o Governo enquanto ela se esforça para ultrapassar os últimos desafios de segurança do país », acrescenta o comunicado.

-0- PANA MA/FJG/BEH/FK/DD 3fev2016