Agência Panafricana de Notícias

MONUSCO desmente ter bombardeado território rwandês

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) desmentiu quinta-feira ter disparado a 15 de julho corrente em direção ao Rwanda a partir do território congolês.

"Apesar de estar em alerta máximo depois dos combates intensos desencadeados por ataques do grupo armado do Movimento de 23 de março (M23) contra as posições das Forças Armadas da RD Congo (FARDC), a MONUSCO não lançou projetil balístico a 15 de julho último, data em que estes bombadeios teriam acontecido", indica um comunicado divulgado quinta-feira.

Porém, ela encoraja o Governo rwandês a acolaborar através do Mecanismo de Verificação Conjunto Alargado (MVCE, em francês), de que o Rwanda é membro, para investigar sobre este acontecimento.

A 16 de julho último, o Governo rwandês assinalou bombardeios deliberados do seu território alegadamente lançados a partir da RDC, indica-se.

O MVCE é um órgão técnico composto por peritos da RDC e do Rwanda bem como de outros países membros da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

A estrutura beneficia do apoio da União Africana (UA) e das Nações Unidas para resolver problemas fronteiriços entre a RDC e o Rwanda.

-0- PANA KON/JSG/CJB/DD 18jul2013