Agência Panafricana de Notícias

MNE britânico adverte contra organização de eleições antecipadas na Líbia

Londres, Grã-Bretanha (PANA) – O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, advertiu as autoridades líbias contra a organização de eleições antecipadas, tomando o exemplo da decisão da primeira-ministra britânica, Thereasa May, que pediu eleições antecipadas cujo resultado não lhe pemitiu obter a maioria desejada.

O fracasso de May de garantir uma maioria desejada pelo seu partido dá uma ideia da ameaça ligada à convocação de eleições antecipadas na Líbia, país exposto a divisões profundas entre Parlamentos e Governos concorrentes, disse Johnson que falava após uma visita efetuada à Líbia.

Ele exortou os líderes líbios a trabalhar para encontrar soluções para as suas divergências políticas, afirmando que, enquanto a Líbia não recuperar a sua unidade política, ela poderá tornar-se numa ameaça aos esforços envidados pelo Reino Unido para fazer face ao terrorismo e à migração clandestina.

Ele deplorou a ausência na Líbia de leis e da legalidade, muito menos de amizade, bem como a presença de dois bancos centrais, de dois Parlamentos e de três primeiros-ministros.

O chefe da diplomacia britânica deplorou também a presença na Líbia de numerosos homens armados que se opõem ao Exército e controlam largos territórios sem autoridades, nem leis e onde reinam o terrorismo e o tráfico de seres humanos, influindo negativamente na Europa.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/IZ 25ago2017