Agência Panafricana de Notícias

MLSTP/PSD desaconselha Presidente santomense de se recandidatar

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, Partido Social Democrata (MLSTP/PSD, oposição) convidou o Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, a apoiar a candidatura da antiga primeira-ministra Maria das Neves às eleições presidenciais de julho de 2016, em vez de visar um segundo mandato.

Aurélio Martins afirmou que caso Pinto da Costa vier a recandidatar-se a um segundo mandato, este "não estaria a desempenhar um bom papel".

"Estamos a três meses das eleições e o Presidente Pinto da Costa não solicitou apoio ao MLSTP/PSD, não se manifestou que é candidato a sua reeleição. Espero que deve estar a ponderar toda a possibilidade de não avançar", dissse.

O líder do MLSTP afirmou que os últimos cinco anos do Presidente Pinto da Costa foram "desgastantes", pelo que aconselha o chefe de Estado santomense a apoiar a candidatura de Maria das Neves, que o Conselho Nacional (órgão máximo do MLSTP/PSD) decidiu apoiar.

O dirigente máximo do maior partido da oposição santomense defendeu que Manuel Pinto da Costa tem atualmente uma oportunidade de sair em grande, na qualidade de primeiro Presidente da Republica.

Segundo ele, o facto de Maria das Neves ter apoio dos sociais democratas é uma oportunidade ímpar de Manuel Pinto da Costa reconciliar-se com a família do partido e apoiar Maria das Neves, que o ajudou em vários pleitos eleitorais.

As declarações de Aurélio Martins foram tornadas publicas antes de o presidente do MLSTP/PSD e Maria das Neves terem seguido para Angola, no fim de semana, em busca de apoio para o pleito eleitoral.

-0- PANA RMG/IZ 11abril2016