Agência Panafricana de Notícias

MFWA denuncia suspensão de jornalista por 6 meses na Côte d'Ivoire

Dakar, Senegal (PANA) - A Fundação dos Médias para a África Ocidental (MFWA) revelou que as autoridades ivoirienses suspenderam a retiraram o cartão profissional de Guillaume Gbato, jornalista do diário “Notre Voie”.

Num comunicado enviado esta terça-feira à PANA em Dakar, a MFWA anuncia que o órgão regulador da imprensa ivoiriense, o Conselho Nacional da Imprensa (CNP), suspendeu o jornalista devido a declarações « extremamente graves » que « minam seriamente a reputação, a honra e a respeitabilidade do CNP ».

Gbato, que é igualmente secretário-geral do Sindicato Nacional da Imprensa Privada da Côte d’Ivoire (SYNAPPCI), fez as declarações consideradas problemáticas durante uma conferência de imprensa a 11 de maio último.

O jornalista, que teria acusado o CNP de sabotagem e injustiça, tem 30 dias para interpor recurso contra a decisão.

Por outro lado, segundo a MFWA, a sanção imposta a Gbato é um facto novo no caso de desvio das doações concedidas pelo Fundo de Assistência e Desenvolvimento da Imprensa (FSDP).

"A declaração falsa relativa a uma soma de dois milhões de francos CFA (mais de quatro mil dólares americanos) pelo gabinete do presidente para a organização do congresso e a venda ilegal dum veículo pertencente ao sindicato foram releveladas pelo +Eléphant déchaîné+", um bissemanário de investigação », acrescentou a MFWA.

-0- PANA MLJ/VAO/NFB/IS/FK/TON 21julho2015