Agência Panafricana de Notícias

Lista de alguns protagonistas de crise líbia no Conselho de Segurança da ONU e no TPI

Tripoli, Líbia (PANA) - Existe quer no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quer no Tribunal Penal Internacional (TPI) uma lista de nomes de protagonistas da crise líbia que criam obstáculos ao processo político no seu país, anunciou o representante da Líbia na ONU, Ibrahim Dabbachi.

Dabbachi sublinhou nomes específicos, incluindo os dum antigo jurista muçulmano, Saddok Al-Gharyani, o líder da operação Fajr Libya (coligação de grupos armados e de milícias), Salah Al-Badi, e um membro do Congresso Nacional Geral (CGN), Parlamento cessante, Abderrahman Al-Sweihli.

Numa declaração divulgada segunda-feira pelo jornal Al-Wassat, o diplomata precisou que esta lista compreende nomes de personalidades que fazem obstáculos ao diálogo incitando à violência e à guerra, mas que ainda não foi oficialmente debatida "porque se espera pelo fim do diálogo entre as partes líbias.

Declarou que as informações recebidas de mais duma fonte mostram que existem provas em vídeo e audio para alguns nomes, como Salah Badi, Saddok Al-Gharyani e Abderrahman Al-Swehli, visados por sanções e perseguidos por jurisdições internacionais.

Sobre o armamento do Exército líbio, o representante da Líbia na ONU sublinhou que "há uma grande contradição entre as resoluções do CS.

Por um lado a decisão 2213 proibe o armamento por outro a resolução 2214 convida Estados a ajudarem a Líbia a erradicar o terrorismo. Aqui há claramente um contraste entre a aplicação da decisão de continuar o embargo da resolução 2213 e a resolução 2214 que permite o armamento de órgãos de segurança líbios contribuindo assim para ajudar a Líbia a erradicar o terrorismo, denunciou o diplomata líbio.

Dabbachi qualificou de "boa e aceitável" o último projeto submetido pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) com vista a uma solução política " mas que "carece de alguns reajustes".

-0- PANA BY/IS/MAR/DD 04maio2015