Agência Panafricana de Notícias

Língua portuguesa reforça relações entre Portugal e mundo árabe (por Mohamed Chichah)

Lisboa, Portugal (PANA) - A Comunidade marroquina residente em Portugal participou ativamente nas cerimónias comemorativas do primeiro aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o  que, segundo os observadores, reflecte as "excelentes relações" que ligam este país da Europa Ocidental ao Reino marrroquino.

Com efeito, a comunidade marroquina, em Portugal, desempenhou, nos últimos anos, um papel de liderança na consolidação das relações de parceria entre Lisboa e Rabat, constatam os mesmos obervadores, para explicar a presença de cidadãos marroquinos nestas festividades.

O mesmo  aplica-se também à Comunidade Portuguesa, em Marrocos, que conseguiu dar à língua portuguesa uma maior presença no Reino.

As duas Comunidades têm sido capazes de concretizar a nível das populações dos dois países as várias formas de cooperação, diplomática, económica e sobretudo cultural, das quais a língua portuguesa é um poderoso vetor, em Marrocos, e em vários países do Mundo, nomeadamente nos países países lusófonos em África e na América Latina.

Ao longo dos últimos anos, os marroquinos residentes em Portugal estabeleceram uma série de relações profissionais e académicas destinadas a reforçar o intercâmbio em vários domínios entre Portugal e Marrocos, mas também com o mundo árabe e islâmico.

A celebração recente do Dia Mundial da Língua Portuguesa, pela primeira vez, após a sua instituição há um ano, é um reconhecimento não só da importância do português como poderoso meio de comunicação mas também como vetor notável de várias civilizações, em todo o Mundo, nomeadamente árabe-islâmica, que foi durante o período de grandes descobertas pouco conhecida dos Europeus.

Este papel da língua portuguesa foi particularmente ilustrado na transmissão de conhecimentos científicos (matemática, química, astronomia, etc.) pelos muçulmanos que conquistaram a Península Ibérica, assinalam vários historiadores entrevistados pela PANA.

Hoje, a língua de Luís Vaz de Camões, além de ser a principal ligação entre os países lusófonos e as comunidades portuguesas em todo o Mundo, compete, num sentido positivo, com as principais línguas internacionais, como o inglês, espanhol e francês, na transmissão de informações e dados essenciais para a preservação da paz e segurança internacionais.

O português é também reconhecido como um instrumento de integração e de reforço dos laços de amizade entre as pessoas e os povos.

É por este motivo, consideram  os observadores, que a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma oportunidade para os países lusófonos reforçarem a sua coesão e cooperação através da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

-0- PANA MC/AD/IN/BEH 24mai2020