Agência Panafricana de Notícias

Ligeira remodelação do Governo mauritano

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano foi ligeriramente remodelado com três saídas, quatro novas entradas e duas mudanças de cargo, segundo um decreto presidencial divulgado este fim de semana.

As saídas dizem respeito a Seyndina Ali Ould Jeilany (Habitação, Urbanismo e Ordenamento do Território), Hindou Mint Ainina (Cultura e Artesanato) e Brahim Ould M’Bareck
(Hidráulica e saneamento).

Entre as novad entradas, ressalta-se a de Mohamed Adallahi Ould Oudaa, administrador diretor-geral da Empresa Estatal da Indústria e das Minas (SNIM), nomeado ministro da Hidráulica e Saneamento, num contexto de profunda crise para a empresa mineira, devida à baixa dos preços mundiais do minério de ferro, como também "à má gestão", de acordo com observadores.

Amal Mint Maouloud é a nova ministra da Habitação, Urbanismo e Ordenamento do Território, enquanto Ahmed Salem Ould Abderaouf foi nomeado ministro do Equipamento e Transportes.

Por seu turno, Zeinabou Mint Ely Salem é secretéria-geral do Governo, numa remodelação em que mudou de cargo Mohamed Lemine Ould Cheikh (do Ministério das Relações com o Parlamento e a Sociedade Civil para o da Cultura e Artesanato), mantendo o estatuto de porta-voz do Governo.

Hawa Tandia, até então secretária-geral do Governo, herda o departamento das Relações com o Parlamento e a Sociedade Civil.

-0- PANA SAS/JSG/CJB/IZ 03abril2016