Agência Panafricana de Notícias

Liga Árabe defende criação de força militar árabe comum

Túnis, Tunísia (PANA) – O secretário-geral da Liga dos Estados Árabes (LEA), Nabil Arabi, defendeu com insistência a criação duma força militar e de segurança árabe comum e multifuncão, capaz de executar missões que lhe sejam confiadas, incluindo as relativas a intervenções rápidas na luta contra o terrorismo e ao apoio a ações de manutenção da paz.

Esta força será incumbida de garantir a segurança das operações de socorros, ajudas humanitárias bem como a proteção dos civis, acrescentou o SG da LEA quando falava segunda-feira durante uma reunião dos ministros árabes dos Negócios Estrangeiros na sede da Liga, no Cairo (Egito).

Mas, explicou o responsável árabe, a decisão política para se recorrer aos serviços dum tal instrumento militar e de segurança comum deve estar conforme com os estatutos da LEA, das convenções e dos acordos assinados entre os países árabes.

Deve também se conformar com os princípios e as convenções das Nações Unidas bem como com as suas resoluções relativas a este domínio e às regras do direito internacional, disse Arabi.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/FK/DD 10março2015