Agência Panafricana de Notícias

Líderes da oposição sul-africana assiste a julgamento de colega por traição na Zâmbia

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Mmusi Maimane, líder da Aliança Democrática (DA), a oposição oficial na África do Sul, confirmou que estará em Lusaka, na Zâmbia, para assistir ao julgamento por traição de Hakainde Hichilema, o chefe do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND, oposição) na Zâmbia.

O líder do maior partido da oposição na Zâmbia está detido há seis semanas na sequência duma altercação com elementos do cortejo do Presidente zambiano, Edgar Lungu.

Por seu turno, Maimane criticou o que chamou de "silêncio ensurdecedor de Pretória sobre este incidente » que ele qualifica de «violação da democracia na região ».

Exortou o Governo zambiano a abandonar as acusações de traição e a libertar Hichilema, indicando que a ausência de reação do Governo de Zuma, na África do Sul, sobre este caso « ilustra bem o seu desprezo pelos valores e princípios democráticos no continente”.

Maimane criticou igualmente a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Africana (UA) por não ter estabelecido um plano de ações sobre a via a seguir com vista a reforçar os valores democráticos e o Estado de Direito em África ».

« Não devemos ficar inativos nos nossos esforços para libertar África do domínio dos idosos exaustos da política », acrescentou.

-0- PANA CU/VAO/ASA/BEH/FK/IZ 25maio2017