Agência Panafricana de Notícias

Líderes da oposição detidos durante candidaturas presidenciais no Uganda

Kampala, Uganda (PANA) - A oposição ugandesa foi alvo de perseguições no segundo e último dia da apresentação das candidaturas à Comissão Eleitoral, informou a imprensa local na terça-feira.

Patrick Oboi Amuriat, do Fórum para a Mudança Democrática (FDC), principal partido da oposição, chegou descalço para depositar a sua candidatura depois de perder os sapatos durante uma briga com a Polícia na sede do FDC.

Uma outra figura da oposição, Robert Kyagulanyi, mais conhecido como Bobby Wine, foi preso depois de ter apresentado os seus documentos.

 Amuriat, que substituiu o ex-líder da oposição Kiza Besigye como candidato presidencial, foi preso nos escritórios do seu partido, de onde tencionava  juntar-se a um cortejo  para apresentar a sua candidatura.

A Polícia colocou-o num camião e levou-o à força até ao local da investidura.

 Dezenas de polícias atacaram Kygulanyi, o candidato presidencial da Plataforma de Unidade Nacional (NUP), depois que ele apresentou os seus documentos no terreno da Universidade de Kyambogo.

 O cantor de 38 anos, que entrou na cena nacional depois de ganhar uma votação no eleitorado do centro de Kampala, manteve-se no centro das atenções desde então.

A Polícia declarou que o músico que virou político teve que seguir um caminho específico para chegar à investidura, mas os seus apoiantes bloquearam o caminho.

A Polícia afirma que figuras da oposição foram presas para impedi-los de desafiar as ordens da Polícia e da Comissão Eleitoral e não realizarem procissões ao entregar os seus documentos de investidura.

Pelo menos 10 candidatos presidenciais concorrem às eleições presidenciais programadas para fevereiro de 2021.

 Os candidatos presidenciais deviam fazer campanha "cientificamente" e sem multidões. Segundo as regras que visam conter a propagação da pandemia do coronavírus, apenas 70 pessoas compareçam às reuniões políticas ao mesmo tempo.

Os candidatos são obrigados a assinar um Código de Conduta Eleitoral e a respeitar as regras estabelecidas pela Comissão Eleitoral.

-0- PANA AO/VAO/ASA/IS/MAR/IZ 04nov2020