Agência Panafricana de Notícias

Líderes africanos instados a erradicar Boko Haram

Brazzaville, Congo (PANA) – O Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, e o seu homólogo nigeriano, Goodluck Jonathan, apelaram à União Africana (UA), nomeadamente ao seu Conselho de Paz e Segurança, para tomar e apoiar qualquer iniciativa visando a erradicação da seita terrorista Boko Haram.

Num comunicado que sanciona a visita de 48 horas ao Congo do Presidente Jonathan, os dois chefes de Estado exprimiram terça-feira a sua profunda preocupação pelo ativismo da seita islamita Boko Haram, que está a perpetuar atos de violência sem precedentes no norte da Nigéria, como testemunha o rapto de 223 alunas dum liceu em abril último.

Eles condenaram «um ato cobarde e inqualificável » e pediram a libertação de todas as pessoas detidas pela seita Boko Haram, saudando a mobilização e a determinação da comunidade internacional que se comprometeu a ajudar o Governo da Nigéria a fazer face a esta prova difícil.

Neste sentido, os Presidentes congolês e nigeriano lançaram um apelo aos líderes africanos para continuar a sua luta contra o terrorismo.

-0- PANA MB/JSG/FK/TON 14maio2014