Agência Panafricana de Notícias

Líder religioso detido no Malawi

Blantyre- Malawi (PANA) -- A Polícia deteve sexta-feira à noite em Mzuzu, no norte do Malawi, o secretário-geral da "Livingstonia Synod of the Church of Central African Presbyterian" (CCAP), o reverendo Levi Nyondo, que foi acusado de traição.
Esta detenção segue-se a críticas que o reverendo formulou contra o Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, por ocasião do funeral do antigo ministro da Saúde, Moses Chirambo.
Membros da associação "Women's Guild" deslocaram-se para a esquadra da Polícia de Mzuzu onde cantaram e pregaram, reclamando pela libertação do reverendo.
Altos responsáveis da igreja, incluindo o secretário-geral adjunto, o reverendo Maurice Munthali, e o presidente, o reverendo Mezuwa Banda, fizeram uma vigia até de manhã diante da esquadra da Polícia.
Um alto responsável da Polícia local disse que as declarações do reverendo Nyondo durante o funeral do ministro são uma traição.
"Ele quase acusou o Presidente (do Malawi) de ter morto Chirambo", afirmou o polícia.
Primeiro oftamologista do país, Chirambo morreu na semana passada na sequência dum acidente cardiovascular, alguns dias apenas depois da sua exoneração do Governo.