Agência Panafricana de Notícias

Líder parlamentar do Burundi na 138ª assembleia da UIP em Genebra

Bujumbura, Burundi (PANA) - O presidente da Assembleia Nacional do Burundi, Pascal Nyabenda, deixou Bujumbura, quinta-feira, com destino a Genebra, na Suíça, para representar o Burundi na 138ª Assembleia da União Interparlementar (UIP), de 24 a 28 de março, na capital helvética, anunciou a Câmara Baixa do Parlamento burundês,

A UIP define-se como uma instituição que trabalha para preservar a paz e impulsionar uma mudança democrática positiva pelo diálogo político nos 137 países-membros.

A documentação disponível sobre a 138ª Assembleia indica que um debate a parte será reservado à lancinante questão dos migrantes e refugiados no mundo.

O Burundi conta mais de 400 mil refugiados no estrangeiro e em redor de 200 mil deslocados internos desde a violenta crise eleitoral de 2015, segundo dados das Nações Unidas.

Medidas concretas são aguardados da 138ª Assembleia para melhor garantir a proteção dos refugiados e dos migrantes no mundo.

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra ad Al Hussein e o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, são aguardados na 138ª Assembleia da UIP.

-0- PANA FB/IS/MAR/IZ 22março2018