Agência Panafricana de Notícias

Líder líbio saúda coragem dos Iraquianos apesar dos sofrimentos

Tripoli- Líbia (PANA) -- O líder líbio, Muamar Kadafi, afirmou que os Iraquianos atravessam dias gloriosos apesar das provas e das dores de que sofrem devido à ocupação.
Falando domingo à noite em Sirtes, no centro da Líbia, durante um encontro com os actores do povo iraquiano a alguns dias da realização da cimeira árabe prevista para 27 a 28 de Março corrente na Líbia, Kadafi fez estes pronunciamentos em alusão à resistência deste povo à tirania e à arrogância internacionais bem como à colonização mundial.
Ele elogiou os Iraquianos por enfrentar a maior potência na terra, oferecendo escoltas de mártires diariamente.
o líder líbio sublinhou que a resistência ao ocupante e os sacrifícios voluntários, apesar das dores e dos sofrimentos, não é tristeza nem resignação.
O líder líbio lembrou os amargos sofrimentos do povo líbio durante o período colonial italiano e os sacrifícios voluntários para repelir os Italianos e libertar a terra líbia.
Ele sublinhou que os Líbios perservam o espírito desta corajosa resistência, conservam-na e celebram-na com alegria.
O líder líbio considerou que a situação da nação árabe está em deterioração contínua, afirmando que os Árabes resistiam juntos à colonização, mas que hoje eles observam de braços cruzados a situação trágica no Iraque e na Faixa de Gaza sem poder oficialmente apoiar os Iraquianos e os Palestinos para combater com eles.