Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição ugandesa impedido de participar na festa do 50º aniversário da independência

Kampala, Uganda (PANA) - O líder da oposição ugandesa, Kizza Besigye, foi impedido, terça-feira, de sair da sua casa para participar nas celebrações do 50º aniversário da independência do seu país, ao mesmo tempo que o presidente da Câmara Municipal de Kampala, Zerias Lukwago.

Personalidades internacionais, incluindo o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, e vários outros dirigentes africanos, assistiram às celebrações com pompa marcadas por um desfile militar, uma série de cerimónias e um desfile aéreo do Exército ugandês.

A Polífica estava em prontidão diante da residência do líder da oposição, recentemente detido por ter tentado dirigir uma manifestação pública.

Kizza Besigye persiste que o Fórum para a Mudança Democrática até agora se recusa a reconhecer a vitória do Movimento Nacional de Resistência (NRM) do Presidente Yoweri Museveni nas eleições de 2011.

Segundo a Polícia, o desdobramento de agentes na residência de Besigye não é uma detenção preventiva, mas uma medida de precaução para o impedir de sair. Não há nenhum mandado de captura contra ele.

A festa da independência do Uganda, celebrada com esplendor, decorreu pacificamente em Kampala.

Contudo, numerosos ugandeses puseram em dúvida, nos médias sociais, a pertinência de gastar um bilião de dólares americanos para celebrações às quais assistiram 15 dirigentes africanos.

-0- PANA AO/VAO/NFB/TBM/IBA/MAR/TON 10out2012