Agência Panafricana de Notícias

Líder da oposição renuncia à presidência da Câmara da capital cabo-verdiana

Praia, Cabo Verde (PANA) - O líder do Movimento para a Democracia (MpD), maior partido da oposição em Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, renunciou ao seu mandato como presidente da Câmara Municipal da Praia para se dedicar a tempo inteiro à preparação da campanha para as eleições legislativas a 20 de março próximo, soube a PANA de fonte segura.

O anúncio foi feito pelo próprio na sua página pessoal no Facebook, numa mensagem em que agradeceu aos munícipes a confiança depositada na sua equipa desde 2008.

“Agradeço a todos os munícipes a confiança que depositaram em mim e na minha equipa de vereadores e eleitos municipais em 2008 e renovada em 2012. Demonstrámos, em conjunto com os munícipes, com as associações comunitárias, desportivas e culturais, igrejas, universidades, empresas e as diversas instituições, que Praia tem solução", escreve o líder do MpD na mensagem.

“É sabido de todos que sou presidente do MpD e que concorro para as eleições legislativas do dia 20 de ,arço. Se vencer, como é o desejo dos Cabo-verdianos, serei primeiro-ministro de todos os Cabo-verdianos, sem qualquer tipo discriminação político-partidária e darei solução ao maior problema que as famílias e os jovens enfrentam, que é o desemprego”, prometeu.

A renúncia de Ulissses Correia e Silva acontece depois de a presidente do PAICV, partido do Governo em Cabo Verde, ter também renunciado a 24 de dezembro passado ao cargo de ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento os Recursos Humanos no executivo liderado por José Maria Neves.

Em carta endereçada ao primeiro-ministro, Janira Hopffer Almada justificou o pedido com a "absoluta necessidade de se dedicar inteiramente à preparação da organização partidária e à mobilização da sociedade cabo-verdiana" para as eleições legislativas.

Numa entrevista publicada pelo jornal "A Nação", Janira Hopffer Almada, que lidera o PAICV desde dezembro de 2014, afirmou que o partido, que governa em Cabo Verde há 15 anos com maiorias absolutas consecutivas, está a trabalhar para conquistar nova maioria absoluta em 2016.

-0- PANA CS/TON 16janeiro2016