Agência Panafricana de Notícias

Líder antiesclavagista a contas com justiça na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Iniciativa de Ressurgimento do Movimento Abolicionista (IRA), Biram Ould Dah Ould Abeid, devia comparecer quarta-feira diante dum tribunal correcional de Nouakchott, soube a PANA de fontes judiciais.

Eleito deputado na Assembleia Nacional nas eleições legislativas, regionais e locais de 01 e 15 de setembro de 2018 na Mauritânia, Ould Abeid, é perseguido por "ameaças, incitação ao homicídio e violação de residência, depois duma queixa apresentada por um jornalista.

O presidente da IRA, uma Organização Não Governamental (ONG) antiesclavagista está em detenção preventiva desde a 13 de agosto último.

Fortemente mobilizados para assistir ao seu julgamento, seus partidários denunciam "uma cabala judicial " cujo único objetivo é impedí-lo de fazer campanha entre 17 e 31 de agosto último.

Biram Dah Ould Abeid é um candidato derrotado às eleições presidenciais mauritanas de junho de 2014 ganhas pelo atual chefe de Estado, Mohamed Ould Abdel Aziz, e laureado do prémio das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos em 2013.

-0- PANA SAS/IS/MAR/DD 20set2018