Agência Panafricana de Notícias

Líbios manifestam-se contra intervenção militar estrangeira

Tripoli, Líbia (PANA) – Dezenas de cidadãos manifestaram-se na praça dos Mártires em pleno centro da cidade capital líbia, Tripoli, para protestar contra as “ingerências estrangeiras” no país depois da revelação duma presença militar francesa no leste da Líbia.

Os manifestantes presentes na praça dos Mártires gritaram slogans como « a revolução continua… e os traidores fora » e « a revolução continua e al-Sarraj fora » exigindo que o Conselho Presidencial tome uma posição firme contra esta intervenção estrangeira.

Os manifestantes agitavam bandeirolas denunciando « a intervenção francesa » na Líbia no contexto dos três sub-oficiais franceses que foram mortos na região oriental do país.

Em Misrata (cerca de 220 quilómetros leste de Tripoli), uma outra manifestação foi organizada também para denunciar a presença militar francesa em solo líbio e pedir a destituição do Conselho Presidencial.

Estes movimentos acontecem enquanto patrulhas de segurança e militares foram desdobradas em diferentes ruas e locais da capital Tripoli desde as primeiras horas de sexta-feira, depois dos apelos lançados pelos apoiantes do antigo Mufti, Saddock al-Gharyani, para se manifestar contra a « ingerência estrangeira “ na Líbia.

Os residentes da cidade contactados indicaram ter visto vários homens com uniformes da Polícia e do Exército nas ruas que rumavam para a Praça dos Mártires, conhecida como o alto local das manifestações que decorrem em Tripoli.

Por seu turno, a cadeia de televisão « al Tanassouh » liderada pelo filho de Saddock al-Gharyani Souhail lançou convites para manifestação sob o slogan « alerta, alerta » para denunciar « a agressão francesa » e « os seus agentes no interior e no estrangeiro ».

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 31julho2016