Agência Panafricana de Notícias

Líbios enterram com tristeza e ira seus compatriotas mortos em massa no fim de semana

Tripoli, Libye (PANA) - Milhares de Líbios, tristes e zangados, acompanharam sábado de noite até a sua última morada as 43 vítimas, mortas a tiro sexta-feira última no bairro Ghourghour, no centro de Tripoli, por milícias, soube-se fonte segura no local.

O massacre ocorreu durante um confronto entre manifestantes pacíficos que reclamavam pela evacuação de unidades armadas da cidade capital Líbia, Tripoli.

A oração fúnebre foi organizada no Largo dos Mártires, no centro de Tripoli, para onde convergiram milhares de pessoas, membros das famílias das vítimas ou simples cidadãos.

Os corpos sem vida foram transportadas para cemitério por uma multidão que rendia graças a Deus, dizendo ''Allah Akbar'' (Deus é Grande'', em conformidade com o ritual muçulmano

Logo depois do enterro, uma nova manifestação espontânea foi organizada para exigir sempre a evacuação de Tripoli e de outras cidades líbias das milícias armadas, bem com o seu desarmamento a fim de que o Estado imponha a sua autoridade e seus serviços legais representados pelo Exército e pela Policia.

Num comunicado, o Governo líbio considera que ''todos os autores da matança dos Líbios deverão responder pelo seu ato'', e que ''não possível deixar impune este crime''.

Para o Governo, ''a evacuação rápida das milícias armadas de Tripoli foi decidida pelo povo líbio e compete aos dirigentes destas unidades respeitarem a vontade popular''.

-0- PANA AD/IN/JSG/DD 17nov2013