Agência Panafricana de Notícias

Líbia toma nova iniciativa de apoiar regresso voluntário de imigrantes do seu território

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia tomou uma nova iniciativa de apoiar o regresso voluntário de migrantes, soube a PANA de fonte oficial.

O anúncio foi feito segunda-feira última pelo chefe dos Guarda-fron teiras e presidente do Comité Técnico de Vigilância da Imigração Clandestina junto do Ministério libio do Interior, o general Mohamed al-Marhani, durante um encontro, em Trípoli, com a embaixadora da União Europeia (UE), Nicola Orlando.

O anúncio aconteceu durante uma visita de al-Marhani e de Orlando a um local designado como Centro de Acolhimento para Imigrantes,  registados e desejosos de regressar voluntariamente aos seus respetivos países de origem, segundo um comunicado publicado pelo Ministério libio do Interior. 

O documento indica que está visita se inscreve no quadro das diretivas do Ministério libio do Interior e do Comité Supremo de Vigilância da Imigração Clandestina e Segurança das Fronteiras.

Portanto, o diplomata europeu recebeu informações sobre esta nova iniciativa Líbia de apoiar diretamente as operações de regresso voluntário dos imigrantes, em coordenação com as embaixadas dos países de origem dos mesmos, a fim de garantir um tratamento prático e eficaz deste processo.

O ideal é garantir que todos os regressos sejam seguros e voluntários, e efetuados em conformidade com as normas humanitários internacionalmente reconhecidos, lê-se na nota.

Também é meta o acompanhamento de perto do mecanismo da implementação deste processo, em cooperação com os parceiros internacionais,ainsi com vista a reforçar o desejo do regresso voluntário dos migrantes da Líbia, segundo a mesma fonte.


-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 30setembro2025