Agência Panafricana de Notícias

Líbia solicita ajuda de países árabes para sua segurança e estabilidade

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mohamed Abdel Aziz, apelou aos países árabes, reunidos em cimeira no Kuwait, para contribuir para a preservação da segurança e da estabilidade na Líbia.

Em declarações à televisão líbia esta segunda-feira na véspera da 25ª cimeira ordinária dos países árabes cujos trabalhos iniciam-se terça-feira, no Kuwait, Aziz descreveu a Líbia como
“país importante nos planos político, económico e geográfico cuja segurança faz parte integrante da de todo o mundo”.

"A revolução não nos deixou um sistema, não herdámos instituições funcionais na sequência da insurreição popular", deplorou o responsável líbio, acrescentando que "os desafios atuais são criar instituições e mudar as mentalidades que prevaleciam antes por novas mentalidades".

Segundo ele, tal necessita de muitos esforços e "estamos confiantes que a Líbia vai reencontrar-se, mas somente se ela for ajudada".

Sublinhou, por outro lado, a importância dos dossiês que serão examinados pela cimeira dos quais a questão da Palestina, para a qual ele insistiu na necessidade de defender as antigas posições sobre a edificação dum Estado palestino assente nas fronteiras de 1967.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 24março2014