Agência Panafricana de Notícias

Líbia regista redução de 445 milhões de dólares em receitas de petróleo e do gás em agosto

Trípoli, Líbia (PANA) - As receitas de petróleo e do gás estimaram-se, em agosto último, em cerca de 1,57 biliões de dólares, ou seja 455 milhões de dólares de menos em relação ao mês precedente, anunciou a Companhia Nacional líbia de Petróleo (NOC).

A razão desta baixa das receitas é a persistência da situação de Estado de "força maior" imposto nos portos de petróleo do Golfo de Sirtes (centro) durante a primeira quinzena de julho último, que começou durante a segunda metade de junho de 2018, lê-se num comunicado desta empresa publicado este sábado no seu site Internet.

O Estado de força maior é proclamado pela NOC a fim de não assumir os custos adicionais, caso não honre seus compromissos de entrega de petróleo bruto encomendado no mercado internacional.

A companhia indicou que as operações de produção "foram igualmente afetadas pelos problemas de segurança no campo de petróleo de al-Charrara (350 mil barris dia), que resultaram numa perda total de receitas de aproximadamente 639 milhões de dólares americanos durante este período.

A NOC espera que "as receitas de setembro voltem aos níveis normais após o início das vendas imediatas de alto nível, atingindo os níveis de produção direcionados".

A Líbia produz atualmente 1,2 milhão de barris por dia em contra 1,8 milhão em tempo normal, marcando uma retomada das atividades petrolíferas, apesar da insegurança no país.

-0- PANA BY/DIM/DD 27out2018