Agência Panafricana de Notícias

Líbia reduz 80% do pessoal de embaixadas no estrangeiro

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo interino líbio decidiu reduzir em 80 porcento o pessoal das suas embaixadas no estrangeiro, numa tentativa de baixar os encargos do Estado tendo em conta a pletora do pessoal e dos custos exorbitantes inerentes às despesas com o pessoal diplomático.

O primeiro-ministro do Governo interino, Abdallah al-Theni, decidiu, sob proposta do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Hassan Sghair, reduzir o pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do das Embaixadas da Líbia no estrangeiro para cerca de 20 porcento e repatriar os 80 porcento restantes no país, indica um comunicado postado terça-feira na página Facebook do Governo.

Esta medida enquadra-se em disposições de austeridade que o Governo empreendeu tendo em conta a redução dos recursos do Estado provocada pela baixa da produção petroleira. Esta passou a cerca de 400 mil baris por dia contra um milhão e 500 mil no passado, devido ao caos de segurança desde a destituição, em 2011, do regime de Muamar Kadafi.

Esta situação reduziu consideravelmente os rendimentos do Estado obrigado a diminuir o seu nível de despesas.

-0-PANA BY/BEH/SOC/MAR/IZ 13jan2016