Agência Panafricana de Notícias

Líbia realiza primeira reunião do Conselho de Ministros da transição

Trípoli, Líbia (PANA)  - O Governo de Unidade Nacional líbio realizou, quarta-feira, em Tripoli, a primeira reunião do seu Conselho de Ministros, sob a presidência do primeiro-ministro Abdelhamid al-Dbaiba, ilustrando a entrada em funções deste gabinete encarregado de dirigir a transição até  às eleições de 24 de dezembro próximo.

Uma nota oficial dos serviços do  primeiro-ministro anunciou o evento acompanhado de fotos da reunião, sem precisões sobre a agenda.

Esta primeira reunião surge no dia seguinte à entrega de pastas com o Governo interino, em Beidha, o leste, e uma semana após o mesmo exercício com o Governo de Unidade Nacional, em Tripoli.

Saído do processo político patrocinado pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), o Governo está encarregado da gestão da transição e supervisão das eleições gerais de 24 de dezembro próximo.

Está igualmente incumbido de supervisionar o roteiro adotado pelo Fórum do Diálogo Político Líbio que envolve, entre outros, a prestação de serviços básicos para os Líbios, em termos de eletricidade, tratamentos  médicos e combate à pandemia do coronavírus, bem como promoção da economia para melhorar o poder de compra e realização da reconciliação nacional.

Prometeu trabalhar ao mesmo tempo para a aplicação do cessar-fogo e a retirada dos combatentes e mercenários estrangeiros do país.

Uma sessão do Conselho de Segurança da ONU estava prevista para esta quarta-feira, consagrada ao briefing do novo enviado especial do Secretário-Geral da organização universal e chefe da MANUL, Jan Kubis.

O responsável onusino falou aos membros do Conselho de Segurança da evolução do processo político, Líbia, com a entrada em funções da nova Autoridade Executiva Unificada Interina e o seu compromisso de respeitar a data da organização das eleições.

Os desafios restantes relativos à retirada das forças estrangeiras da Líbia e ao combate à pandemia bem como os serviços a favor dos cidadãos, estarão no centro da exposição do enviado especial da ONU.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 25março202