Agência Panafricana de Notícias

Líbia quer reconstruir forças armadas

Tripoli, Líbia (PANA) - A Comissão de Defesa do Congresso Nacional Geral, a mais alta autoridade da Líbia, reuniu-se segunda-feira em Tripoli com o Estado-Maior General do Exército líbio para discutir sobre a operação da sua reconstrução e do seu equipamento, soube-se de fobnte oficial.

O encontro versou igualmente sobre as dificuldades a que o Exército líbio faz face, de acordo com a fonte.

A Comissão abordou igualmente durante a mesma sessão a questão da organização das forças armadas e a sua instalação nas casernas em todo o território nacional.

Na mesma ocasião, foram evocados os ataques perpetrados, nestes dois últimos dias, no sul do país onde a base militar aérea Tamahnat, em Sebha (na mesma região), foi objeto de ataques, enquanto cidadãos britânicos membros da caravana humanitária de Gaza (Palestina) foram raptados em Benghazi, a segunda cidade do país, no nordeste do país.

Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Congresso, Jomaa al-Saahi, os serviços competentes conseguiram deter os autores do rapto dos Britânicos.

Ele qualificou estes atos de "horríveis e irresponsáveis", afirmando que os autores serão julgados diante da justiça e que a Comissão vai exigir uma sanção contra qualquer pessoa ligada a este caso.

Jomaa al-Saahi acrescentou que a Comissão exortou o governador militar do sul a reforçar as forças à sua disposição e a fazer face às forças que agem fora da legalidade.

Um grupo armado não identificado atacou sábado de madrugada a base de Tamahnat, em Sebha, que controla as fronteiras do sul do país para combater o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, muito ativo nesta ampla região sariana.

O ataque fez dois mortos, dos quais um coronel e um soldado, e vários feridos.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 02abril2013