Agência Panafricana de Notícias

Líbia quer diversificar suas parcerias em África, diz diplomata

Benghazi, Líbia (PANA) - A Líbia expressou a sua vontade de diversificar as suas parcerias no continente africano e apoiar a “cooperação sul-sul”, soube a PANA de fonte oficial.

A informação foi dada domingo último, em Istambul (Turquia), pelo ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdulhadi Al-Huwaij, durante um encontro com o vice-ministro maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional, Hambirajin Narsinghe, por ocasião do Fórum Económico Turquia-África decorrido nessa cidade turca.

Na sua ótica, “as ilhas Maurícias representam um modelo notável nos setores financeiro, turístico, da economia azul, o que é um trunfo precioso para desenvolver a cooperação económica” entre os dois países.

Por sua vez, o diplomata maurício manifestou a aspiração do seu país a estabelecer uma parceia económica eficaz com a Líbia.

Também sublinhou a vontade do seu país de apoiar as iniciativas de investimento conjuntos, contribuindo assim para a integração africana e o reforço da integração económica no seio do continento negro.

Os dois interlocutores decidiram organizar um fórum económico líbio-maurício em Benghazi (leste líbio).

O encontro sublinhou a importância da diplomacia económica para apoiar o desenvolvimento sustentável e reforçar as parcerias intra-africanas.

O mesmo visa explorar as oportunidades de integração continental para construir uma cooperação frutuosa para o bem dos dois países, indica o mesmo comunicado, publicado domingo último.

-0- PANA BY/IS/DD 20out2025