Agência Panafricana de Notícias

Líbia protesta oficialmente contra presença militar francesa no seu território

Tripoli, Líbia (PANA) – O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional líbio, Fayez al-Sarraj, convocou o embaixador de França na Líbia, Antoine Sivan, à margem da cimeira árabe de Nouakchott, na Mauritânia, para lhe transmitir os protestos oficiais da Líbia contra a presença militar francesa na região oriental do país, nomeadamente em Benghazi.

O Governo líbio de União Nacional considera a presença militar francesa no leste do país como "uma violação das normas internacionais e uma ingerência inaceitável" contra um Estado soberano, que constrói as suas relações com os países do mundo com base no respeito mútuo e na não ingerência nos assuntos internos, indica um comunicado do Conselho Presidencial.

Al-Sarraj pediu ao embaixador francês uma clarificação formal por parte do Governo francês sobre a realidade do que aconteceu, indica a nota distribuída terça-feira, precisando que o diplomata francês sublinhou "a posição clara e evidente de França que presta um apoio total e sem limites ao Conselho Presidencial e ao Governo de Reconciliação Nacional".

O diplomata francês assinalou, por seu turno, que um memorando será apresentado para explicar as circunstâncias do incidente.

Três soldados das unidades das forças especiais francesas presentes na Líbia para apoiar a luta contra os grupos extremistas faleceram no acidente de helicóptero no oeste de Benghazi.

As autoridades líbias afirmaram que desconheciam a presença dos soldados franceses em solo líbio.

-0- PANA/BY/MAR/IZ 26jul2016